É possível reciclar aparelhos eletrônicos?
Os aparelhos eletrônicos descartados, que apresentam defeitos de funcionamento ou perdem sua vida útil, são chamados de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) ou apenas resíduos eletrônicos. Estes resíduos são compostos por alumínio, cobre, chumbo, plástico, vidro e metais pesados, como mercúrio.
O abandono do lixo eletrônico em lugares inadequados traz grandes riscos para a saúde e para o meio ambiente, por se tratar de materiais formados por elementos muito poluentes, e que podem ser absorvidos pelo solo e pelos lençóis freáticos, gerando grandes impactos ambientais. Estes impactos atingem não só os seres humanos, como também os animais, que se contaminam através do consumo de água e alimentos. Dessa forma, é necessário que haja uma gestão de resíduos adequada para que se dê o destino correto dos resíduos eletrônicos, evitando assim a contaminação do solo e dos rios.
Aparelhos como computadores, geladeiras, televisores, rádio e impressoras, são equipamentos que auxiliam nas atividades do cotidiano. Estes equipamentos podem ter suas peças reaproveitadas através de um processo de triagem, onde é realizada a seleção do que vai ou não ser reciclado. Geralmente, a reciclagem deste tipo de material é feita por cooperativas ou até mesmo pelo próprio fabricante do produto, que direciona estes resíduos para um local adequado e então, seja realizado o processo.
A coleta dos resíduos pode ser feita de duas formas, através da venda ou doação dos equipamentos. Caso seja preferível a doação, a melhor solução é contatar os grandes fabricantes que aceitam a devolução dos produtos que os mesmos fabricaram. Outra opção seria procurar pontos de coleta de eletrodomésticos para encaminhar estes materiais. É aconselhável sempre buscar o descarte consciente e adequado, pois dessa forma é possível garantir o direcionamento do lixo ao local correto e a preservação do meio ambiente.
Então, a resposta é sim! É possível reciclar aparelhos eletrônicos.
Há 22 dias
Há 40 dias
Há 57 dias
Há 61 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?