A indústria automobilística é uma grande geradora de resíduos sólidos em todo o mundo, sendo os pneus, os produtos mais descartados devido ao esfacelamento. No Brasil, são produzidos cerca de 40 milhões de pneus por ano, sendo que apenas metade deles são reaproveitados. O restante é descartado de forma incorreta, pois nem todas as cidades possuem um local adequado para que sejam deixados após o seu uso e isso desperta uma preocupação para/com o meio ambiente, já que a borracha leva em torno de 600 anos para se decompor. O despejamento incorreto deste material, gera grandes quantidades de resíduos, tornando-se um problema ambiental. Além de trazer estes problemas e danos à saúde, devido à poluição, os pneus se tornam perfeitos criadouros para o Aedes aegypti, o mosquito da dengue, que utiliza a água parada armazenada no lixo ou objetos para colocar os seus ovos. Embora haja diversas tentativas de minimizar o problema, é um assunto que ainda não foi resolvido.
Ao analisar essas problemáticas, encontra-se um desafio: dar uma finalidade econômica e ambientalmente correta para os pneus que não possuem mais utilidade. Ao buscar soluções, é possível encontrar diversas formas para seja realizada a reciclagem de pneus e diminuir os impactos provocados por eles. Atualmente, uma atividade que vem ganhando destaque é o artesanato, que utiliza pneus que seriam descartados para produzir objetos de decoração. A criatividade é a principal ferramenta nessa atividade, com ela é possível modificar pneus, transformando em cadeiras, estofados, mesas, brinquedos e inclusive decoração de jardins, sendo assim, uma atividade sustentável. A beleza dessas peças encanta quem as observa, é uma verdadeira obra de arte, é uma maneira de transformar o que antes seria lixo, em lazer, diversão e o mais importante, uma campanha em prol do meio ambiente.
Se você possui um espaço na sua casa, aproveite essa oportunidade de ajudar a natureza. Seja mais um a adotar a reciclagem de pneus! Dessa forma, você decora sua casa e ainda ajuda o meio ambiente. Recicle você também!
Há 22 dias
Há 40 dias
Há 57 dias
Há 61 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?