COLETOR MENSTRUAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA O MEIO AMBIENTE

img
#MeioAmbiente POR DANIEL DOUGLAS 03 DE OUTUBRO DE 2021

O coletor menstrual é uma alternativa segura aos absorventes, durante a menstruação, e que se tornou muito comum nos últimos anos, não só pelo conforto, mas por não gerar resíduos tóxicos para o meio ambiente. Esse pequeno recipiente cria um vácuo no qual os fluidos são coletados e deve ser removido e higienizado a cada 8 a 12 horas. O coletor geralmente, é feito com materiais inócuos, como silicone medicinal, látex ou elastômero medicinal, entre outros.

Apesar de seu preço, que gira em torno de R$ 50 reais, dependendo do tipo do kit, o coletor menstrual não deixa de ser um bom investimento, considerando que o dinheiro que você investe na compra é recuperado em três ou quatro meses.

Tanto os absorventes externos, quanto os internos, são descartáveis, enquanto o coletor menstrual pode ser usado repetidas vezes. Os absorventes internos e externos são fabricados com aditivos químicos usados para retirar odores, ou gerar maior absorção, em contato direto com o meio ambiente esses produtos liberam toxinas e levam cerca de 100 anos para se decomporem. O fato fica ainda mais alarmante com o próximo número: segundo dados da Associação Britânica de Fabricantes de Produtos Absorventes Higiênicos (AHPMA), cada mulher usa cerca de 11 mil absorventes íntimos em sua vida. Estima-se que uma mulher que tem cerca de 450 ciclos menstruais durante a vida gere um lixo de aproximadamente 150 quilos de absorventes, já o coletor tem uma vida útil de 10 a 15 anos, dependendo dos cuidados prestados. E aí, está esperando o que para começar a ajudar o meio ambiente?!

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito