Educação ambiental e sua importância

img
#MeioAmbiente POR DANIEL DOUGLAS 03 DE NOVEMBRO DE 2021

A educação ambiental se resume a um conjunto de ações sustentáveis para a conservação e preservação do meio ambiente. No dia 3 de junho é comemorado o Dia Nacional da Educação Ambiental objetivando a compreensão dos conceitos sobre o meio ambiente no que diz respeito a sustentabilidade, preservação e conservação. Deste modo, o principal objetivo deste dia é conscientizar os cidadãos sobre a importância do meio ambiente na tentativa de criar uma relação de cooperação e comprometimento. A educação ambiental visa a ampliação das práticas sustentáveis que resultem em menores danos para o planeta.

No ambiente escolar, esse tema possui grande relevância, desde cedo as crianças devem aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável na perspectiva de um futuro melhor. A amplitude deste tema é tamanha, que em abril de 1999 a Política Nacional de Educação Ambiental foi instituída pela Lei N° 9.795. Com conteúdo que engloba: conceitos, objetivos, princípios, a atuação e sua relação com a educação. Destacam-se temas como o consumo, recursos naturais, crise ambiental, efeito estufa, tipos de lixo, coleta seletiva, reciclagem, dentre outros. Seguindo essa perspectiva o aluno é preparado para conhecer temas relacionados com a área ambiental, com o intuito de torna-se um cidadão consciente de suas práticas e das consequências que os nossos atos podem trazer para a natureza. Todos os temas são trabalhados com os alunos para que eles se familiarizem com as práticas sustentáveis e possam visualizar os problemas relacionados com a degradação do meio ambiente e suas implicações para as próximas gerações.

A Cúpula das Américas, 1998, traz uma fala muito importante a respeito deste tema: "A educação ambiental para a sustentabilidade deve permitir que a educação se converta em uma experiência vital, alegre, lúdica, atrativa, criadora de sentidos e significados, que estimule a criatividade e permita redirecionar a energia e a rebeldia da juventude para execução de projetos de atividades com a construção de uma sociedade mais justa, mais tolerante, mais equitativa, mais solidária democrática e mais participativa e na qual seja possível a vida com qualidade e dignidade".

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito