Resíduos sólidos industriais são materiais gerados durante processos produtivos de indústrias de qualquer segmento. Estes resíduos, quando descartados de forma inadequada, podem oferecer sérios riscos ao meio ambiente e à saúde humana, contaminando as águas e o solo. Por essa razão, é essencial que seja executada a destinação de resíduos sólidos industriais de maneira correta. A destinação dos resíduos deve ser feita por uma empresa especializada, além disso a empresa responsável pela destinação deve fornecer um certificado informando o descarte adequado dos resíduos.
A destinação de resíduos sólidos industriais é a última etapa no processo de gerenciamento dos resíduos.
O gerenciamento é composto por fases segregação, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, destinação e disposição final. O descarte dos resíduos deve ser controlado visando garantir sua rastreabilidade. Há ainda a possibilidade de utilização de incinerador, este deve ser um sistema totalmente automatizado, que ofereça segurança e eficiência em todas as suas etapas. O descarte correto de resíduos sólidos industriais tem como uma de suas grandes vantagens o alto grau de eficiência na destruição dos poluentes presentes nos materiais contaminados.
Diante do cenário atual, iniciativas como a ecoeficiência e a produção mais limpa ganham cada vez mais espaço. Programas que conectam diferentes empresas para a utilização dos resíduos e subprodutos de um setor industrial como insumo para outras cadeias produtivas ganham destaque ao alinhar incentivos econômicos com ambientais.
Há 23 dias
Há 41 dias
Há 58 dias
Há 62 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?