O Consumo Sustentável envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção; que garantiram o emprego decente aos que os produziram; e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados. Isso significa comprar somente aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível.
Na tentativa de conscientizar a população, foi criada a lei 13.186 de 11 de novembro de 2015, que institui uma Política de Educação para o Consumo Sustentável, nela entendido como "o uso dos recursos naturais de forma a proporcionar qualidade de vida para a geração presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras".
Em um dos artigos publicados pelo Ministério da Educação, ao qual foi intitulado "Crianças da Natureza", Lea Tiriba, doutora em Educação, afirma que professores podem ensinar as crianças a consumirem de forma equilibrada. Ainda no artigo, ela cita "Podemos convidar as famílias e a comunidade a participar de oficinas de produção e/ou conserto de brinquedos, feiras de troca de objetos, livros, revistas, brinquedos".
A mudança de comportamento é algo que leva tempo e amadurecimento do ser humano, mas é acelerada quando toda a sociedade adota novos valores. Então faça a sua parte, por mais simples que seja, ela refletirá no futuro das próximas gerações.
Há 23 dias
Há 41 dias
Há 58 dias
Há 62 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?