Os resíduos sólidos representam um problema crescente, e ainda sem resultados definitivos ou de certa forma, favoráveis. Pois mesmo com as políticas de reutilização e reciclagem de produtos, os responsáveis por fazerem esses incentivos são os mesmos que criam tecnologias descartáveis, incentivando mais uma vez o consumo.
Apesar do atual cenário ser de conhecimento de toda a população, os meios de comunicação passam uma falsa realidade sobre o mundo em que estamos vivendo.
É inegável o impacto que o descarte inadequado dos resíduos sólidos traz ao meio ambiente, e aqui estamos indo muito além das emissões atmosféricas industriais e dos veículos automotores. Os resíduos sólidos são responsáveis por uma grande variedade de gases que causam o efeito estufa. Para esses acontecimentos, temos a contribuição efetiva tanto dos resíduos domésticos e comerciais, como dos resíduos indústrias, e dos particulados decorrentes dos tratamentos de efluentes.
A falta de locais adequados para o descarte também é um problema, mas não é o único, pois a origem do problema está na geração e no gerenciamento destes resíduos. A maior parte da indústria ainda não adequou os seus processos produtivos para a redução e o reaproveitamento de matérias primas, e temos o eterno problema das embalagens de produtos, que ainda são um dos grandes fatores prejudiciais para o meio ambiente.
Diante do atual cenário, o mundo segue debatendo alternativas para solucionar a questão dos resíduos sólidos envolvendo a participação da sociedade, a incorporação de tecnologias e a mudança de processos produtivos.
Ajude o meio ambiente, faça sua parte!
Há 23 dias
Há 41 dias
Há 58 dias
Há 62 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?