A gestão dos resíduos sólidos: por que é algo tão importante?

img
#MeioAmbiente POR DANIEL DOUGLAS 12 DE SETEMBRO DE 2022

O gerenciamento ou a gestão de resíduos sólidos é caracterizado por qualquer ação capaz de solucionar os problemas causados pelo impacto de resíduos sólidos na sociedade. O Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, é um dos países responsáveis por uma grande quantidade de resíduos sólidos, que podem ser objetos, materiais ou substâncias sólidas.

Existem algumas técnicas e formas de descarte adequado para estes resíduos, como por exemplo: a reutilização, reciclagem, tratamento e a disposição final em um ambiente ideal. Ainda tem alguns métodos responsáveis pela redução e até mesmo a não criação desses resíduos, para evitar que estes passem a ser despejados em locais a céu aberto, esgotos e outros locais indevidos.

A gestão correta de resíduos está relacionada à redução de danos ao meio ambiente e também à saúde pública. Uma coleta seletiva, por exemplo, sendo realizada de forma direcionada e orientada e onde entram os consumidores, pode render fonte de lucro a partir da venda de materiais recicláveis. Se torna uma opção econômica visando reaproveitar aquilo que, a priori, viria a ser descartado.

É fundamental realizar uma boa política de gestão de resíduos sólidos, para evitar que estes sejam descartados em qualquer lugar na nossa cidade e fazer com que o meio ambiente sofra com as consequências. É responsabilidade de cada um de nós saber o que fazer e como descartar adequadamente os lixos. Se informe e saiba as melhores ações de educação ambiental. A cidade só tem a crescer!

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito