O Dia da Natureza e as principais lições a respeito desta data

#MeioAmbiente POR DANIEL DOUGLAS 04 DE OUTUBRO DE 2022

A proteção ao meio ambiente é um tema que está sempre em constante debate na sociedade. O dia 04 de outubro, por exemplo, é a data em que se comemora o "Dia da Natureza" e serve como um momento de reflexão das formas como o meio ambiente está sofrendo devido às consequências das ações do ser humano, mostrando os impactos negativos causados na natureza.

Alguns dos problemas enfrentados atualmente na natureza envolvem a poluição de rios e recursos hídricos, dos solos, da atmosfera e ações como o desmatamento e as queimadas, tema que recentemente foi abordado na novela "Pantanal", da TV Globo, produto da ficção que trouxe problemas reais debatidos por meio de personagens emblemáticos da novela que abordou problemas sofridos por uma das mais tradicionais vegetações brasileiras e tentou conscientizar a população para preservar a natureza como um todo.

A sustentabilidade ambiental é uma das ferramentas mais importantes para a preservação e o uso responsável dos componentes naturais. Ela é capaz de melhorar a economia local, tendo em vista que o uso de recursos limpos tem potencial para reduzir os custos operacionais. Fontes sustentáveis ainda tem o poder de preservar o meio ambiente e evitar o acontecimento de grandes desastres naturais. É fundamental preservar os recursos naturais. Já pensou uma vida sem água, oxigênio, florestas ou energias? É pensando em uma vida sem esses recursos básicos que começamos a reconhecer a importância deles na sociedade.

Ter uma data reservada no calendário para conscientizar a população sobre a preservação da natureza e dos recursos que dela podem ser extraídos é importante. Mas este momento de consciência não deve ser aplicado apenas na data específica, mas sim em todos os dias do ano. Ser sustentável não é responsabilidade apenas de grandes empresas, já que cada um de nós pode aplicar conceitos sustentáveis em casa, como por exemplo, promover o descarte correto do lixo e reduzir o consumo de água. Pequenas ações são capazes de gerar grandes resultados.