A importância da reciclagem no cenário ambiental

img
#MeioAmbiente POR DANIEL DOUGLAS 13 DE NOVEMBRO DE 2022

Muitos de vocês já ouviram falar sobre reciclagem. Esse processo consiste no reaproveitamento de materiais descartados, dando a eles uma nova vida na cadeia produtiva, gerando valor e reduzindo a produção de lixo. Reciclar significa reutilizar e permite o aumento da preservação dos recursos naturais, melhorando assim a qualidade de vida de todos.

Tal processo é considerado uma das mais eficientes alternativas para tratar os resíduos sólidos. A reciclagem está ligada à economia circular, que é um conceito que liga o desenvolvimento econômico ao melhor uso dos recursos naturais. Essa ligação se dá devido ao fato de que, na economia circular, é possível observar a melhora nos processos de fabricação que priorizam insumos mais duráveis, renováveis e recicláveis. Por isso, a reciclagem é importante tanto do ponto de vista ambiental quanto social.

A reciclagem ajuda a introduzir na cadeia produtiva itens que, porventura, seriam descartados, mas que possuem grande potencial de reaproveitamento. O material reciclado pode se transformar em um produto da sua mesma categoria ou então em algo de outra utilidade. Por exemplo, uma garrafa de plástico, que serve para reservar líquidos, pode ser reciclada e se transformar em cerdas de uma vassoura.

O conceito de reciclagem se passa pela "política dos 5Rs", que são cinco conceitos que auxiliam o ser humano a pensar no quão fundamental é reciclar um item. Esses conceitos são: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. De forma resumida, o ser humano deve repensar suas atitudes em relação ao meio ambiente, recusar aquilo que não é tão necessário, reduzir um certo comportamento consumista, fazendo uso só daquilo que é necessário, reutilizar itens que seriam descartados, praticando assim a reciclagem.

Apesar de ser um tema bastante debatido e de possuir a sua importância, a reciclagem ainda não é tão praticada no Brasil. Segundo dados do último Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos do Brasil, o país é responsável por gerar mais de 80 milhões de toneladas de lixo, mas apenas 4% desse montante é reciclado. Muitas pessoas têm consciência de que vários itens podem ser reciclados, mas na hora de descartar o lixo, não costuma separar itens recicláveis dos não recicláveis, o que dificulta no processo.

É importante que façamos a nossa parte. Separar o lixo não é algo de outro mundo. Isso ajuda no tratamento correto do lixo, auxilia no processo de reciclagem e assim, conseguimos diminuir os impactos causados pelo lixo no meio ambiente.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito